Blog da Sally - corridas  
 



BRASIL, Mulher, de 36 a 45 anos, Portuguese, English, Esportes, Animais, Livros, Viagens
MSN -
border=0
 
   Arquivos

 
border=0
Outros sites

 Click Árvore
 Runner Brasil
 Projeto Esperança Animal


Votação
Dê uma nota para meu blog



border=0
 


Na baixa umidade

Olá galera!

Faz 3 semanas que não chove.

Alguns podem achar isso bom pq não precisam se molhar ou carregar um guarda-chuva,rs... Mas tanto tempo sem chuva é péssimo para a saúde, inclusive a dos corredores.

Outro dia fui correr num parque, aproveitando o local agradável e arborizado, e o piso de terra com cascalho que é mais propício que o asfalto para quem está se recuperando de lesão. Havia vários corredores treinando, todos bem mais rápidos que eu...rs. Logo na primeira volta, passa um cara e me diz algo como: "o estômago fica pesando né". Na hora não entendi nada então nem respondi, e depois fiquei pensando que ele quis dar uma indireta tipo "a barriga pesa na corrida né".  Só muito depois que a ficha caiu: ele estava se referindo à baixa umidade do ar!...

Ontem deu no noticiário, que em Urubici a umidade caiu para horríveis 7%. Dá pra imaginar o que é isso?...Estado de emergência!...

Entre 20 e 30% - Estado de atenção Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 15 horas Umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins etc. Sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas etc.

Entre 12 e 20% - Estado de Alerta
Observar as recomendações do estado de atenção Suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10 e 16 horas Evitar aglomerações em ambientes fechados Usar soro fisiológico para olhos e narinas

Abaixo de 12% - Estado de emergência
Observar as recomendações para os estados de atenção e de alerta Determinar a interrupção de qualquer atividade ao ar livre entre 10 e 16 horas como aulas de educação física, coleta de lixo, entrega de correspondência etc. Determinar a suspensão de atividades que exijam aglomerações de pessoas em recintos fechados como aulas, cinemas etc entre 10 e 16 horas Manter umidificados os ambientes internos, principalmente quartos de crianças, hospitais etc.

Hoje inaugurei minha semana dos 6km. Apesar de ser sábado, escolhi a pior hora para correr: 13h...vixx! Foi ótimo ter esquecido de levar relógio, pois apenas me preocupei em completar a distância. Como só bebi água antes de sair, senti a boca seca ( o tal "peso no estômago" que o cara se referiu...rs) no último km, mas deu para terminar sem problemas.

Temo pelas gerações futuras, porque se a nossa já enfrenta as alterações climáticas, imaginem as próximas que virão... Não cabe a nós procurarmos culpados ( todo mundo sabe que a culpa é de nós seres humanos, que não soubemos preservar a natureza), e sim buscarmos soluções e tomar atitudes. Uma andorinha só não faz verão, mas se todos nós sermos mais amigos da natureza, os resultados virão.

Falando nisso, recomendo um filme para vcs ( é uma animação da Pixar, podem levar seus filhos): "Wall-e", que aborda o assunto de um modo divertido.

Abraços e um ótimo domingo!

 

 

 



Escrito por Sally às 21h31
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]






Um dia corrido!

Olá amigos!

Ontem precisei resolver um assunto em outra cidade. Para tanto, saí de casa às 07:30h, rumo ao ponto de ônibus. Após 20min de espera, ele veio, não abriu a porta de entrada e foi embora!...

Enquanto uma senhora balbuciava algumas palavras, não perdi tempo e saí correndo até uma avenida onde haviam mais opções de ônibus. Mas coincidência ou não, acabei pegando justamente "aquele" ( cheguei antes pq ele dá uma volta bem grande).

Subindo nele, pensei em falar pro motorista algo como "lembra de mim, aquela que vc deixou há 4 pontos atrás". Mas se por um lado a corrida nos dá agilidade e persistência, por outro nos dá paciência: o ônibus estava lotado, vida de motorista não deve ser nada fácil,... Deixei quieto e imaginei que quando eu pegasse o metrô, estaria mais confortável.

Ledo engano: o metrô já veio lotado, e a cada estação que passava, o aperto piorava. Parecíamos um cardume de sardinhas enlatadas. Isso em pleno período de férias escolares. Até que chegou numa estação onde muitos desembarcavam. Quase fui "levada" pela avalanche de sard...ops, pessoas. Imaginei que nossa megalópole não tinha mais solução: se por um lado a construção de novas linhas do metrô beneficiava milhares de pessoas, por outro aumenta o efeito sardinha...

Bom, chega de falar de correria, e vamos ao que interessa: as corridas! Tenho feito o seguinte:

- Dia sim, dia não: sei que a maioria de vcs treinam a maioria dos dias e descansam esporadicamente. Mas preciso desses descansos por prevenção, pois meu grande medo é que o sesamóide volte a dar sinal de vida.

- Aumentando 1km por semana: comecei com 3km, depois 4, e agora estou em 5km. Pelo mesmo motivo acima.

- Iniciando com 1km de caminhada, e terminando com mais 1km de caminhada: antigamente achava um "gasto de tempo", mas agora não mais, pois a caminhada ajuda o corpo a "acordar" e os músculos se aquecerem, preparando-os para a corrida. Nesse inverno então, é ótima!

Tenho conseguido progredir aos poucos: agora consigo correr para 6min30/km.

Abraços e uma boa semana!

 

 

 



Escrito por Sally às 21h21
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]






[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]
border=0